Blog

19 de março de 2021

Por que meu apartamento mofa, se uso ar condicionado?

Com a chegada do outono e de dias mais úmidos, vamos esclarecer essa dúvida e te dar algumas dicas.

Inicialmente, é importante entender o que é o mofo. O mofo é uma colônia de fungos microscópicos que se encontra normalmente no ar, e se prolifera quando encontra três fatores: umidade, sombra e calor.

Por mais que uma casa seja nova e limpa, está sujeita a ação do mofo, pois ele pode aparecer naquele cantinho do ambiente que é mais úmido e escuro, e que pouco se dá atenção - como no fundo ou atrás dos armários, atrás das cortinas ou no forro do banheiro.

Nos períodos de inverno ou de chuva, ele irá aparecer em decorrência da condensação de água por deficiências na ventilação, principalmente nos ambientes fechados. A condensação ocorre quando uma onda de ar quente e úmido na casa faz contato com uma parede ou piso mais frio.

O ar condicionado ou demais aquecedores, não tiram a umidade do ambiente, a função deles é apenas aquecer o ar. É por isso que o mofo acaba ocorrendo em certos casos. Inclusive, estes aparelhos aceleram o processo de condensação da umidade, aumentando assim, a possibilidade da ocorrência do mofo.

Mas calma, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar que ele se desenvolva na sua casa:

• Mantenha os ambientes bem ventilados. A entrada de ar permite equilibrar a umidade interna do ambiente.

• Tenha cuidado redobrado com o guarda-roupa, abrindo e mantendo as portas do móvel abertas, pelo menos, um dia da semana. Além disso, não sobrecarregue os armários com muitos itens. Quanto mais espaço interno para as peças respirarem, melhor vai funcionar a estratégia de eliminar mofo e ácaros da casa durante o inverno. Móveis em MDF, MDP ou madeira, cujos fundos estejam sem tratamento podem apresentar indícios do mofo. Importante que todas as faces do móvel recebam proteção antes de sua instalação.

• Na cozinha, o vapor do cozimento também pode aumentar a umidade do ambiente, procure instalar um depurador para diminuir a concentração de umidade do local.

• Caso o seu apartamento esteja localizado em uma fachada com pouca insolação, ou quando for constatada bastante umidade no ambiente, utilize um aparelho desumidificador

• Procure não secar as roupas em varais no interior do apartamento, especialmente no inverno, pois a umidade que evapora das roupas pode condensar no próprio ambiente.

Fique atento às nossas dicas e evite o mofo na sua casa!





E aí, o que você achou? Conta pra nós! :)

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar

Gasperin Pilatti
Construções

Atendimento - Gasperin

Olá!

Como podemos Ajudá-lo?
03:43